12 de março de 2013

POSSÍVEIS SUCESSORES DE BENTO XVI!

 QUEM SERÁ O NOVO PAPA?



PAPAVÉIS


 Cardeal Angelo Scola (nascido em 7 de novembro de 1941), arcebispo de Milão, é o atual favorito de acordo com muitos italianos. Ele é próximo de Bento XVI e tem um currículo impressionante, que inclui o cargo de reitor da Universidade Lateranense e de bispo em duas dioceses anteriores, incluindo o Patriarcado de Veneza. Ele é também um dos primeiros padres a ter sido ordenado, em 1970, exclusivamente para o serviço do Comunhão e Libertação (CL), embora seus apoiadores tentaram argumentar que a sua filiação ao movimento encerrou assim que ele se tornou bispo. Com acesso ao financiamento do CL, ele foi criador de programas universitários e culturais ambiciosos, e um restaurador de igrejas. Uma de suas maiores realizações foi a de estabelecer a Fundação Oasis, que reúne estudiosos muçulmanos e cristãos para debater sobre o futuro do mundo mediterrâneo. Mas afirma-se que ele tem adversários na Cúria Romana. E, aos 71 anos, as horas vão passando. Dom Angelo Scolla é o Cardeal Papável apoiado pelos Mordenita do EUA, e também é considerado modernista.

 Cardeal Odilo Pedro Scherer (nascido em 21 de setembro de 1949), arcebispo de São Paulo, é o candidato latino-americano mais forte, mas tem um apelo que se estende para além das considerações geográficas. Ele não só lidera a maior diocese do maior país católico do mundo desde 2007, mas também tem excelentes credenciais romanas. Teuto-brasileiro, obteve uma licenciatura e um doutorado em teologia na Universidade Gregoriana e depois passou vários anos trabalhando na Congregação para os Bispos (1994-2001). Enquanto isso, trabalhou na Diocese de Toledo (Brasil) como reitor de seminário e pároco. Sendo bispo auxiliar desde 2001 e cardeal desde 2007, a Cúria Romana, os europeus e os latino-americanos poderiam encontrar nele um candidato de consenso. Dom Odilo Pedro é o cardeal apoiado pelas lideranças tradicionais e conservadoras.

 Cardeal Peter Turkson (nascido em 11 de outubro de 1948), presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, é o favorito entre os africanos. Nascido em Gana de pai católico e mãe que se converteu do metodismo, ele é um dos poucos africanos de ter realizado estudos de doutoramento no Pontifício Instituto Bíblico em Roma. Completou seus estudos básicos de teologia em um seminário dirigido pelos franciscanos conventuais em Nova York e depois lecionou em um seminário em seu país natal, Gana. Foi nomeado arcebispo de Cape Coast em 1992 e cardeal em 2003. Desde que assumiu seu cargo vaticano em outubro de 2009, ele impressionou as pessoas pelos seu claro sentido pastoral, seu estilo pé-no-chão e seu gentil senso de humor. 

 Cardeal Marc Ouellet, SSP (nascido em 8 de junho de 1944) lidera a Congregação para os Bisposdesde junho de 2010. Franco-canadense, juntou-se à prestigiada sociedade de ensino sulpiciana logo depois de sua ordenação sacerdotal e passou a maior parte de sua vida como professor de seminário e reitor. Passou 10 anos na Colômbia e depois nove novamente noCanadá, antes de ir para Roma em 1997 para lecionar no Instituto João Paulo II para Matrimônio e Família. É ex-editor da Communio, a revista internacional fundada porJoseph Ratzinger e por Hans Urs von Balthasar, cuja teologia de ambos ele abraça. Depois de ter atuado brevemente como vice-presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, foi nomeado arcebispo do Quebec em 2002 e recebeu seu barrete vermelho três anos depois. Durante oito seus anos como líder espiritual de uma das sociedades mais secularizadas do mundo, o cardeal Ouellet muitas vezes causou polêmica ao falar sobre questões morais. Sua afabilidade e sinceridade ajudaram a suavizar as fissuras, mas não está claro se ele foi capaz de realizar muitas coisas em breve tempo por lá.

 O Cardeal Francis Arinze (nascido em 01 de novembro de 1932) é um Igbo da Nigéria  Cardeal da Igreja Católica Romana . Ele é prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino ea Disciplina dos Sacramentos , tendo servido como prefeito de 2002-2008. Ele é o atualcardeal bispo de Velletri-Segni (sucedendo Joseph Ratzinger, que se tornou o Papa Bento XVI ) desde 2005. Arinze foi um dos principais assessores para o Papa João Paulo II , e foi considerado papável antes do conclave papal 2005 , que elegeu Bento XVI e apesar de ter ultrapassado os 80 anos, é ainda considerado Papavél.

Imagem de João Braz de Aviz O Cardeal João Braz de Aviz (Mafra24 de abril de 1947) é um cardeal católico romano brasileiro, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo-emérito de Brasília. Em 6 de janeiro de 2012, o Papa Bento XVI anunciou a sua criação a Cardeal e em 18 de fevereiro do mesmo ano recebeu o barrete cardinalício, na Basílica de São Pedro, pelas mãos do Papa. É Um dos possíveis nomes para sucessão de Bento XVI e também é um forte candidato a ser o primeiro papa Latino americano.

Imagem de Timothy Michael Dolan Cardeal Timothy Michael Dolan (nascido em 6 de fevereiro de 1950) é um americano cardeal da Igreja Católica Romana . Nomeado pelo Papa Bento XVI , Dolan é o décimo e atual arcebispo de Nova York . Dolan também serve atualmente como o presidente da Conferência dos Estados Unidos dos Bispos Católicos e foi concedida a posição de titular como  Cardeal Padre de Nostra Signora di Guadalupe de Mario Monte (Inglês: Nossa Senhora de Guadalupe de Monte Mario) em Roma .
Dolan é amplamente conhecido por seus conservadores valores e carismática personalidade da mídia. Anteriormente, atuou com oarcebispo de Milwaukee 2002-2009, precedido por um serviço como bispo auxiliar de São Luís 2001-2002. revista Time Magazine Dolan uma das "100 Pessoas Mais Influentes do Mundo" em 2012.
Cardeal Dolan foi nomeado pela imprensa como um provável papável (um possível sucessor ou provável) para a eleição para o papado após o Papa Bento XVI anunciou a sua demissão, devido a problemas de saúde eficaz, 28 de fevereiro de 2013.

Imagem de Luis Antonio Gokim Tagle Cardeal Luis Tagle Luis Antonio Gokim Tagle (Manila21 de junho de 1957) é um cardeal filipino, atual arcebispo de Manilatem um carisma muitas vezes comparado com o do falecido papa João Paulo 2º. Ele também é próximo ao papa Bento depois de trabalhar com ele na Comissão Teológica Internacional. Embora tenha muitos fãs, ele só se tornou cardeal em 2012.

OUTROS NOMES MENORES

Imagem de Christoph Schönborn, OP Christoph Cardeal SchönbornOP (Skalsko na Boêmia, atual República Checa22 de janeiro de 1945) é um cardeal austríaco,arcebispo de Viena e doutor em Teologia. Seu nome completo é Christoph Maria Michael Hugo Damian Peter Adalbert Graf von Schönborn.

Imagem de Leonardo Sandri Leonardo Sandri (Buenos Aires18 de novembro de 1943) é um cardeal argentino, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais no Vaticano. Nasceu em Buenos Aires de pais italianos. Ele deteve o terceiro posto mais alto do Vaticano como chefe de gabinete em 2000-2007, mas não tem experiência pastoral.


Imagem de Sean Patrick O'Malley, OFMCap O arcebispo de Boston, Sean Patrick O'Malley, de 69 anos, desde 2002 combate a pedofilia na igreja. O americano fala espanhol, português e alemão.  É outro nome que vem crescendo nas preferências.



A MAIORIA SÃO CARDEAIS CONSIDERADOS JOVENS.
Scola tem 71 anos
Scherer tem 63 anos
Turkson tem 64 anos
Ouellet tem 69 anos
Arinze, o mais velho da lista, 80 anos.
Braz de Aviz tem 65 anos
Dolan tem 63 anos
Tagle, o mais novo da lista, 55 anos.
Schönborn tem 68 anos.
Sandri tem 69 anos
e O'Malley tem 68 anos.

Aguardemos o ínicio do conclave, hoje por volta das 5h horario de Brasília. O Menos esperado pode ser.  Aguardemos por que quem verdadeiramente escolhe é o Espirito Santo atrávez dos cardeais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário