22 de março de 2013

Católicos na Україна


Ficheiro:Flag of Ukraine.svg
Achei Interessante essa postagem, sobre o cristianismo na Ucrânia, no OBLATVS, veja:

A Ucrânia é um dos países da Europa oriental. Ressurgiu após anos de dominação soviética após a queda do comunismo. Com uma população de 46 milhões de habitantes é uma das mais importantes das ex-repúblicas soviéticas.Os ucranianos são majoritariamente cristãos ortodoxos, mas a situação religiosa da Ucrânia é extremamente complexa e fonte de conflitos entre a Igreja Católica e o Patriarcado Russo, e até mesmo entre este último e o Patriarcado de Constantinopla.Uma das fragilidades da cristandade ortodoxa é seu exacerbado nacionalismo, o que leva a confusões inevitáveis entre fidelidades nacionais e jurisdições eclesiásticas. Sinal evidente destas tensões é a divisão no seio da ortodoxia ucraniana. Atualmente os ortodoxos estão divididos em três jurisdições eclesiásticas:

IGREJA ORTODOXA NA UCRÂNIA

 1 - Igreja Ortodoxa Ucraniana (Patriarcado de Moscou) com cerca de 7 milhões de fiéis (68% dos ortodoxos) é a única jurisdição com status canônico reconhecido pelas demais Igrejas ortodoxas.
Seu hierarca, o Arcebispo Volodymyr Viktor Sabodan de Kiev (na foto), foi entronizado em 1992 com o título de Metropolita de Kiev e de toda a Ucrânia. É a jurisdição que possui o maior número de templos ortodoxos e está distribuída predominantemente no sul e no sudeste do país.
Não tem plena autocefalia no mundo ordotoxo, sendo considerado um exarcado dependente do Patriarcado de Moscou.
Está organizada em 42 dioceses, 58 bispos e 8 516 sacerdotes.




2 - Igreja Ortodoxa Ucraniana (Patriarcado de Kiev) não tem status canônico reconhecido. Após o colapso do comunismo e esfacelamento do império soviético, na Ucrânia recém-independente, o Bispo Filaret (na foto) conduziu um movimento que obtivesse da hierarquia da Igreja Ortodoxa Russa a autocefalia para a Igreja ucraniana. Em junho de 1992, com outros 3 bispos, Filaret declarou a existência desta nova jurisdição ortodoxa. MykhailoAntonovych Denysenko , o Patriarca Filaret, foi entronizado em outubro de 1995 com o título de Patriarca de Kiev e de toda a Ucrânia-Rus.
Tem tentado em vão o reconhecer a legalidade canônica junto de outras Igrejas ortodoxas. Conta extra-oficialmente com a simpatia do Patriarca de Constantinopla.
Segundo pesquisas, a Igreja conta com a adesão de 21% da ortodoxia na Ucrânia. Conta com o serviço de 2 180 sacerdotes distribuídos em 2 700 comunidades.



 3- Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana tem origem semelhante ao Patriarcado de Kiev, mas lhe é anterior. Ganhou reconhecimento estatal em 1990. Desde 2000 é chefiada pelo Metropolita Mefodiy Kidryakov (na foto).
Está presente fortemente na região ocidental da Ucrânia e pouca presença no resto do país. Contava com inúmeras comunidades na diáspora, as quais agora estão organizadas em jurisdições independentes e reconhecidas pelo Patriarcado de Constantinopla. Existem ainda algumas eparquias na América do Norte e do Sul, na Europa ocidental e na Austrália.
Também a Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana não goza do reconhecimento canônico de nenhuma Igreja ortodoxa.
Resta conhecer a situação da Igreja Católica na Ucrânia, que não padece do sectarismo que assola os irmãos ortodoxos.


IGREJA CATÓLICA NA UCRÂNIA
1 - Igreja Católica Greco-Ucraniana 
é uma jurisdição católica em comunhão com o Papa, e de rito bizantino (o mesmo usado pelas jurisdições ortodoxas). A Igreja é conduzida por Dom Sviatosláv Shevchuk  (na foto), com o título de Arcebispo Maior de Kyiv-Halyc e de toda a Rus.
Está organizada em 1 arquidiocese e 7 dioceses e 3 exarcados na Ucrânia. Na diáspora conta com 3 arquidioceses, 11 dioceses e 3 exarcados. Uma das dioceses é a Eparquiade São João Batista dos Ucranianos em Curitiba (onde havia sido seminarista um saudoso professor de filosofia do Seminário São José).
Conta com aproximadamente 3. 500.000 fiéis somente na Ucrânia.


2 - Igreja Católica de Rito Romano.
Há 1 arquidiocese e 6 dioceses de rito latino na Ucrânia. Não existe um líder nacional, uma vez que a tradição latina só reconhece poderes de jurisdição ao bispo diocesano e ao papa. Existem cerca de 850.000 católicos latinos. O Arcebispo de Lviv dos Latinos é o Cardeal Marian Jaworski (foto abaixo) que estava presente na última Missa celebrada no quarto do Papa João Paulo II e assistiu-lhe na hora da morte.


3 - Diocese de Mukacheve de Rito Ruteno, imediatamente sujeita à Santa Sé. Seu administrador apostólico é o Bispo Dom Milan Sasik e conta com 53.000 católicos rutenos.
Fique claro que estão em plena comunhão com o Sucessor de São Pedro e entre si, como é característico da Igreja Católica e desejado pelo Senhor, que orou ao Pai: "ut omnes unum sintsicut Tu, Paterin me et ego in Te, ut etipsi in nobis unum sint ut mundus credat quia Tu me misisti" (Jo 17,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário