19 de março de 2013

Igreja Ortodoxa participa de posse do papa Francisco!


Patriarca Cirilo I de Moscovo com o Papa Emérito Bento XVI.
O pontificado do papa Francisco tem provocado revoluções. E uma destas é que na posse ou na entronização, que dá início oficial ao pontificado, que acontece na manhã de hoje, pela primeira vez em dez séculos, um líder da Igreja Católica Ortodoxa estará presente à posse. A última vez que isso aconteceu foi em 1054, pouco antes da divisão das igrejas orientais e ocidentais. O patriarca ecumênico Bartolomeu, juntamente com vozeiro especial de todos os demais patriarcas, Pérgamo Ioannis Zizioulas. estarão presentes na cerimônia.
“Isso é um evento histórico e tem uma mensagem. As igrejas caminham juntas pela unidade e tal acontecimento dá testemunho disso”, explica padre Rafael Magul, da Igreja São Nicolau, pertencente à Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Antioquia. Segundo o religioso, as igrejas já há tempos têm trabalhado para estarem mais próximas. “Desde o Concílio Vaticano II, em 1963, os líderes dão passos concretos para essa unidade”, pontua Magul. Ele afirma que desde aquela época os católicos ortodoxos e católicos romanos montaram uma comissão mista para um diálogo fraterno para buscar a unidade.
Conforme Magul, a presença do patriarca Bartolomeu é um marco histórico e acontece porque o novo Papa tem presença ecumênica forte, dando sinais de uma pessoa de diálogo e que está no caminho certo. “Por isso, as igrejas ortodoxas no Brasil, dirigidas pelo Pai e arcebispo metropolitano Damaskinos Mansour, junto aos sacerdotes e leigos, por meio de oração, irão acompanhar esse momento histórico desejando muito sucesso ao papa Francisco em seu pontificado”.
As igrejas ortodoxas em todo mundo têm mais de 300 milhões de seguidores Bielorrússia, Bulgária, Chipre, Geórgia, Grécia, Moldávia, Montenegro, República da Macedónia , Rússia, Romênia, Sérvia e Ucrânia. Da mesma forma, segundo Magul, há também seguidores com presença importante em países como Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário