5 de maio de 2013

Pascoa Ortodoxa!

"Hoje as igrejas que seguem o calendário Juliano celebram a pascoa do senhor" 
Todas as Igrejas Ortodoxas canônicas celebram a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Calendário Juliano, instituído por Júlio César, no ano 46 antes de Cristo.
O calendário para a Páscoa é baseado na astronomia e, por isso mesmo, muito complexo.      
Desde os primeiros anos do Cristianismo este assunto foi motivo de divergências entre o Oriente e o Ocidente e de aprofundados estudos. Sua importância religiosa começou no ano 325 com a realização do Concílio Ecumênico realizado em Nicéia, convocado pelo Imperador Constantino Magno, quando os santos Padres da Igreja resolveram, por unanimidade, que a Páscoa seria comemorada por todos os cristãos no mesmo dia

As resoluções daquele concílio para a celebração da Páscoa foram:
Páscoa deverá ser comemorada sempre num Domingo.
Que a Páscoa seja comemorada no Domingo que segue a lua cheia do equinócio da primavera no Oriente, isto é, depois do dia 21 de março.
Assim sendo, a Páscoa cristã realizar-se-á sempre após a Páscoa judaica.
A Igreja Ortodoxa, fiel às decisões deste Concílio, continua seguindo este calendário, observando fielmente os cânones deste concílio e não aceitando reformas, nem tão pouco inovações no que diz respeito à Grande Quaresma e às festividades pascais até o dia de Pentecostes, no 50º dia após a Páscoa. 


EVANGELHO DA PASCOA NA IGREJA ORTODOXA.

Naquele tempo, depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela. Resplandecia como relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve. Vendo isto, os guardas pensaram que morreriam de pavor. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que ele repousou. Ide depressa e dizei aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galiléia. Lá o haveis de rever, eu vo-lo disse.
Elas se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos. Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: Salve! Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés. Disse-lhes Jesus: Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles me verão.
Enquanto elas voltavam, alguns homens da guarda já estavam na cidade para anunciar o acontecimento aos príncipes dos sacerdotes. Reuniram-se estes em conselho com os anciãos. Deram aos soldados uma importante soma de dinheiro, ordenando-lhes: Vós direis que seus discípulos vieram retirá-lo à noite, enquanto dormíeis. Se o governador vier a sabê-lo, nós o acalmaremos e vos tiraremos de dificuldades.
Os soldados receberam o dinheiro e seguiram suas instruções. E esta versão é ainda hoje espalhada entre os judeus.
Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado. Quando o viram, adoraram-no; entretanto, alguns hesitavam ainda. Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: «Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo».  PALAVRA DA SALVAÇÃO. 

 PAPA TAWADROS II no Egito
 EM JERUSALÉM
 Celebração Ortodoxa Grega na Palestina
Fogo Santo
 Almoço da Pascoa
 A Celebração da Pascoa na igreja Ortodoxa é muito rica e muito festiva
 Egito
 Romênia
 Macedônia
 Rússia
 "Cristo Ressuscitou Venceu a morte com Amor"

O Papa Francisco felicitou hoje os cristãos ortodoxos, que comemoram a Páscoa, informou a Rádio 

Vaticano.
“As Igrejas que seguem o calendário juliano festejam hoje a Páscoa. Quero dirigir felicitações aos irmãos, unindo-me a eles de todo o coração e exclamando com alegria: Cristo ressuscitou!”, disse o Papa Francisco antes de iniciar a tradicional missa dominical na Praça de São Pedro.

A Páscoa é festejada hoje pelos cristãos ortodoxos, nomeadamente pelas Igrejas russa, grega, etíope, copta, armênia e algumas outras Igrejas orientais, assim como pelas Igrejas grego-católicas uniatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário